Núcleo Melhor Idade

O Espaço Cultural ADAV implementou um centro de atendimento a idosos por meio de um programa de atividades que envolvam, arte, cultura, lazer e saúde , inteiramente gratuitos. A iniciativa se deu diante da demanda da própria comunidade.

No ano de 2014 o Espaço Cultural ADAV, com o objetivo de levar a família para perto das crianças atendidas, ofereceu algumas oficinas para os idosos. Observou-se que este público em Ibirité é carente de iniciativas deste tipo, pois logo nos primeiros meses as oficinas oferecidas já estavam com todas as vagas esgotadas.

Segundo o estatuto do Idoso capítulo 2 artigo 10 é obrigação do Estado e da sociedade, assegurar a pessoas idosa a liberdade, o respeito e a dignidade como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais garantidos na constituição e nas leis.

Oficinas

  • Promover encontros entre gerações, com troca de saberes e fazeres;
  • Oportunizar ao idoso um espaço onde ele possa aprender e desenvolver suas habilidades e vocações artísticas e culturais;
  • Oferecer atividades que irão prevenir e auxiliar no tratamento de doenças que atingem a população idosa;
  • Realizar eventos, garantindo o direito ao lazer e ao entretenimento.

Atividades

  • Danças populares;
  • Ballet;
  • Capoterapia;
  • Artesanato;
  • Acompanhamento nutricional;
  • Acompanhamento de enfermagem;

ARTESANATO

Nesse trimestre, dando continuidade nos pontos diferenciados de bordado. Pontos ensinados: Ajour, bordado livre, ponto haste, ponto cheio, no francês.
Interessante notar o encantamento de algumas alunas que nunca haviam sequer pegado uma agulha para bordar e inicialmente achavam que não ‘dariam conta’ de aprender.
Resultados muito bons, gerando frutos. Percebe-se  pouco ou muita ansiedade em todas. Como se quisessem compensar o ‘tempo perdido’”. Elucida a arte educadora.

Arte Educadora
Solange Nascimento

Nesse trimestre, dando continuidade nos pontos diferenciados de bordado. Pontos ensinados: Ajour, bordado livre, ponto haste, ponto cheio, no francês.
Interessante notar o encantamento de algumas alunas que nunca haviam sequer pegado uma agulha para bordar e inicialmente achavam que não ‘dariam conta’ de aprender.
Resultados muito bons, gerando frutos. Percebe-se  pouco ou muita ansiedade em todas. Como se quisessem compensar o ‘tempo perdido’”. Elucida a arte educadora.

“A dona Josefina contou que até sonha que está na oficina de bordado. Que sentiu muita falta das colegas, das risadas…Disse também que todo idoso precisa de atividade fora de casa. Para distrair a mente.” Josefina Correia Batista, 73 anos

“Minha filha, eu via esses pontinhos e ficava pensando: como será que faz isso? Agora já tô fazendo e tá ficando bonito demais! Por que eu não descobri esse lugar antes?” Gercina Olinda Torres, 74 anos

Nos dias 07 e 13 de abril foram realizados um café com as turmas das manhãs. Uma forma de descontrair e criar um clima familiar!

Ballet Fitness

Neste ano o Ballet Melhor Idade foi substituído pelo Ballet Fitness pelo arte educador Robson.
“Iniciamos com exercícios de fortalecimento muscular. A partir da técnica do ballet clássico, com sequências de aula de barra e centro, fortalecemos os membros inferiores e superiores, além do fortalecimento do core e das costas. Os exercícios em sua maioria, são feitos em isometria, mantendo o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo.
No segundo momento da aula, vamos para os alongamentos musculares, com os músculos já aquecidos e preparados, conseguimos uma amplitude maior do alongamento, começando pelas articulações. Fazemos sentados ou em pé.
Finalizamos a aula com uma sequência de ballet no centro e com alongamento na parede em segunda posição”. Relata arte educador.

O Ballet Fitness consiste em exercícios focados no fortalecimento, alogamento e por consequência o emagrecimento uma vez que, implementa exercícios aeróbicos também durante as aulas. Diferente do Ballet Clássico no qual o foco é a técnica em si e desenvolvimento corporal dos bailarinos para a dança clássica.

Ginástica Localizada

Visando um bom atendimento, procuramos trabalhar atividades recomendadas para essa classe, alongamento é primordial e bem aceitável.
Quanto aos cuidados que devem ser aplicados no momento ou após a prática dos exercícios, além de ter uma boa alimentação, é ingerir bastante água, tem grande importância na hidratação do corpo.

Arte Educadora
Clarice Souza

“Para trabalhar com exercícios de ginástica, é preciso que teoricamente as alunas saibam o motivo para qual a função é destinada porque quem pratica regularmente atividade física fica mais disposto menos estressado e deprimido, exercitar é um excelente “remédio” não só para o corpo mas também para a mente.
Para exercer a função de professora e executar as atividades que trabalham o corpo, é preciso ter criatividade em qualquer situação seja das mais simples que for, a nossa competência conta muito nessa hora. Então se trabalhar para atingir os objetivos das nossas alunas e causar um efeito positivo na vida delas, faz muita diferença a nós mesmo.
A partir de março, o público se tornou melhor do que os demais que passaram. Nosso fluxo de alunas aumentou, o trabalho se torna mais prazeroso para ser executado. No dia de hoje trabalhamos exercícios para o corpo todo, começando com aquecimentos intensos, mas na medida certa para todas, logo em seguida alongamentos acrescentados de exercícios aeróbicos. Por fim uma caminhada no gramado, momento em que as alunas interagem e até trocam receitas caseiras”. Especifica a arte educadora.

“Muitas vezes o trabalho com a ginástica localizada não causa efeito imediato, o processo é devagar igual a outros exercícios físicos. Quando trabalhamos com materiais que auxiliam nos exercícios, a sensação é de que local trabalhado fica dolorido, esse sintoma é normal, exatamente porque o foco do resultado almejado é para que ela partisse do corpo. Em algumas aulas, utilizamos os bastões de vassouras para trabalhar nossos braços, apesar dos movimentos serem leves, é cansativo as repetições, mas faz parte do processo.

A cada dia que passa nossas atividades tornam melhores para serem desenvolvidas, isso acarreta por motivo de algumas mudanças que foram feitas, que só veio para somar. Em primeiro instante foi nos dias da oficina, fez com que causasse mais interesse em muitas outras alunas que chegaram para fazer parte do nosso grupo. Em seguida no meu entendimento faz com que eu me torne mais preparada para trazer até as alunas, atividades a serem executadas com mais eficiência, me sinto na obrigatoriedade buscando mais conhecimento no dia-a-dia.

Quando o reconhecimento pelo seu trabalho é demonstrado com tanto afeto e retribuído com carinho, nós professores sentimos orgulhosos do que fazemos. O ensinar é muito importante, mais ainda é ver o resultado vindo em forma de gratidão.

Obtendo respostas tão concretas, sendo assim, a escolha pela profissão se justifica pela vontade de interagir e desenvolver estratégias que visem a redução das doenças e de outros agravos que querendo ou não acometem com a população idosa, sabendo que a importância da atividade física para os idosos estimula a memória e a coordenação motora, quando aliada ao convívio social com os demais colegas pode levar à uma melhora ou até mesmo estabilizar certas doenças neurológicas.” Descreve a arte educadora.

Ginástica Localizada

As alunas “pérolas” estavam ansiosas para iniciar as atividades deste ano, é claro que planos e expectativas de que o ano de 2022 seja melhor.
A arte educadora sempre promove uma roda de conversa, para que as alunas possam expressar opiniões e sugestões relacionadas ao grupo de dança.
Nesse trimestre estão ensaiando algumas coreografias que já foram apresentadas e logo iniciará uma coreografia nova, ainda em análise com música diferente e de fácil entendimento.
Quando se trata dos exercícios para voz, atividade essa também trabalhada nas aulas de Danças Populares, nada melhor do que ensaiar esse pequeno coral! É um momento de descontração e que favorece a autoestima das idosas!“Eu pretendo organizar alguns passeios e encontros munidos de chá da tarde e bingo, a critério de brincadeira, nada de valores, apenas brindes doados pelas meninas. Queremos apenas interagir com outras oficinas, por exemplo, a oficina de artesanato da arte educadora Solange.” Comenta Clarice.

“A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar”… Albert Einstein

Danças Populares

Enfermagem

“O enfermeiro é um profissional de nível superior com competência técnica, científica e humana, responsável pela promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos, preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.”

A enfermeira do Projeto realiza as seguintes atribuições específicas:

Acolhimento
Acolhe as pessoas com empatia, respeito, desperta sentimentos “amistosos” ao usuário. Recepciona as pessoas com escuta qualificada, passa uma imagem positiva e presta um bom serviço; Informa, esclarece as dúvidas em relação ao que abrange saúde quanto sobre as oficinas.

Anamnese
A primeira fase de um processo, na qual a coleta destes dados permite ao profissional de saúde identificar problemas, determinar diagnósticos, planejar e implementar a sua assistência.

Prontuário
Registro de enfermagem, permite o cuidado individualizado, refletindo a qualidade da assistência prestada.

Acompanhamento
Realiza atenção à saúde aos indivíduos e famílias. Quando indicado ou necessário, no domicílio. Realiza consulta de enfermagem, procedimentos, diretrizes clínicas e terapêuticas, ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor e observadas as disposições legais da profissão;
Fornecimento de cartão para controle sinais vitais (pressão, frequência cardíaca, saturação, temperatura, glicemia capilar, como também o peso corporal).

Avaliação
Filtra, diagnostica as necessidades/problemas das pessoas que procuram os serviços de enfermagem. Realiza a identificação de risco e elabora plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas. Realiza atividades em grupo e encaminha, quando necessário, usuários a outros serviços, conforme fluxo estabelecido pelo município.
Identificação de necessidades “sociais”
Compreender a importância das pessoas no contexto da saúde e da vida humana.

“O atendimento de enfermagem aqui é maravilhoso, venho aqui 2ª e 4ª feira e estou sendo muito bem atendida. Liziane é maravilhosa, ela atende a gente muito bem, trata a gente maravilhosamente bem”. Lila Matias Silvério Assis, 67 anos.
Lila Matias Silvério Assis
67 anos
“Eu acho excelente, já conversei muito com meus filhos, elogiando a enfermeira e eles falaram pra eu ficar quieta aqui. Por eu ser muito exigente, tenho que aproveitar. Muito bom! Pedir a Deus para continuar!” Maria da Penha Silveira, 76 anos.
Maria da Penha Silveira
76 anos

O apoio ao cuidado se mantém virtualmente.

Total atendidos:
68 idosos
55 adultos
11 crianças

A enfermagem é a arte do cuidar, promover o cuidado para preservar a saúde e a dignidade humana. Parte desse cuidado, tratamento do paciente, é a comunicação. O tipo de atendimento que ofertamos ao paciente incide no estado de saúde da pessoa, uma vez que uma boa conversação, muitas vezes, é o próprio remédio. Assim, a comunicação caracteriza-se como um elemento crucial na arte do cuidar.

Atendimento Domiciliar

Seguem abaixo parte da descrição de alguns atendimentos:

JRL, 67 anos, portador de hipertensão arterial, teve AVE (acidente vascular encefálico) há alguns anos, realizou cirurgia em 26/02 para remoção total da próstata e linfonodos pélvicos devido a uma neoplasia maligna. Vacinação em dia.

WR, 84 anos. Portador insuficiência cardíaca congestiva, doença renal crônica, hipertensão e dislipidemia. Permaneceu internado do dia 07/02 à 12/02 para tratamento de erisipela (lesão perna esquerda). Realizando acompanhamento rigoroso com nefrologista ao quadro renal grave. Em acompanhamento do Projeto e serviços de saúde do município.

MND, 83 anos, portadora de hipertensão, demência senil, depressão, aluna de ginástica há anos, fraturou o fêmur após queda da própria altura em 24 de abril. Permaneceu internada, realizou procedimento cirúrgico e liberada para casa. A enfermeira realizou atendimento domiciliar com orientações de cuidados medicações, curativo, posicionamento, hidratação, além da avaliação de sinais vitais. Evoluindo muito bem!

MPR 87 anos, portadora de hipertensão, doença renal crônica e dislipidemia. Já teve trombose em perna. Recebeu diagnóstico de sobrepeso da nutricionista, o que agrava ainda mais seu quadro. Em acompanhamento com angiologista do município. Aguarda ultrassom venoso inferior pelo SUS. O médico, segundo a idosa, suspendeu toda medicação e passa bem sem alteração dos sinas vitais. Em uso das meias de compressão .

Total atendidos:
13 idosos
02 adultos

Nutrição

Os pacientes estão retornando ao atendimento ainda de forma gradativa apresentando em maior número os idosos que de 24 no mês de março passou para 32 (pessoas com mais de 60 anos), adultos de 23 passou para 26 (pessoas com idade entre 18 e 59 anos) e crianças/adolescentes de 3 passou para 5 (pessoas de 9 a 12 anos), passando de um somatório de 50 pacientes no mês de março para 71 no mês de abril atendidos no ambiente da Adav. As visitas domiciliares sendo feitas com restrição, em uso de máscaras de proteção, uso de álcool 70%, jaleco e em alguns casos capote descartável, de maneira agendada mediante as novas orientações das medidas sanitárias do municipio. Trata-se de idosos longevos com dificuldade de locomoção, cadeirantes ou acamados. O total de pacientes atendidos no mês de abril nessa modalidade foi de 8.

“A forma de atendimento através de agendamento adotada ao retorno do projeto contribuiu de forma positiva a qualidade do serviço e foi mantido pela nutrição. Os pacientes estão voltando de forma gradativa apresentando em maior número os idosos.” Informa a profissional.

Atendimento Domiciliar

Seguem parte da descrição de alguns atendimentos:

MPS, 90 anos. Portadora de doença renal crônica, hipertensão e anemia recorrente. Com o falecimento de sua filha (cuidadora) a idosa perdeu 3 quilos o que reclassifica sua condição como risco nutricional. Sua PA apresentou alterada justificando sua fala de não ter ingerido sua medicação para controle. Os joelhos ainda são o dificultador para sua locomoção e sua melhora geral pois o não poder sair de casa agrava o quadro depressão na idosa. Se nega a alimentar e clama por morte o tempo todo. Orientei a família que a consultasse com médico para tentar intervir com medicação já que pela doença renal não é aconselhável a prescrição de chás a fins.

NRLS, 78 anos, portadora de diabetes, hipertensão , anemia, depressão, miomas uterinos e rompimento de tendões. Teve AVC há alguns anos. Foi classificada em primeira consulta como obesa nível 2 com alto risco cardiovascular. Foi elaborado cardápio para perda de peso e manutenção do DM tentando assim diminuir também suas dores articulares que as impedem de caminhar. Possui relato de quedas recorrentes com fraturas no cóccix e batidas de crânio que lhe trazem dores persistentes. A família relata que os hábitos alimentares continuam descompensados (alimentos gordurosos ricos em carboidratos no café da manhã- mexido) o que se justifica a alteração na medicação aumentando as unidades e tipos de insulina pois além da NPH também faz uso da regular. Aguarda consulta para refazer os exames e cirurgia de retirada da vesícula biliar. Passou no período da pandemia por cateterismo e angioplastia (inserção de 2 stents).

ALB, 76 anos, portador de hipertensão e hipotireoidismo. Relatou cirurgia de grande porte há 1 ano e 6 meses (CA de próstata e vesículas seminares, torção de alça intestinal com ressecção de CA no cólon ascendente, hérnia e pólipos intestinais), apresentou aumento do fígado e cálculos na vesícula. Houve perda de peso ponderal de 15 quilos pós cirurgia porém em consulta foi constatado 6 quilos a menos. Relata também ter deixado o hábito de ingerir bebida alcoólica e está tentando melhorar a alimentação.

MIO, 95 anos. Portadora de hipertensão e dislipidemia. Apresenta ótimo estado nutricional, ativa, corada e responsiva. Foi introduzido cardápio de manutenção de peso apenas. Dona Bilica como gosta de ser chamada esbanja saúde e simpatia!

Os protocolos para diagnóstico nutricional utilizados para os idosos foram a MAN(mini avaliação nutricional idoso), IMC idoso segundo Lipschitz 1994 e índice de depleção muscular através da CP(circunferência de panturrilha), estimativa de altura através da AJ(altura do joelho) segundo Chumlea e cols, 1985 ♂Altura (cm) = 64,19 –(0,04 x Idade (anos)) + (2,02 x Altura do Joelho (cm))/♀Altura (cm) = 84,88–(0,24 x Idade (anos)) + (1,83 X Altura do Joelho (cm)), mais relação cintura quadril para avaliação do risco cardiovascular.

“O diagnóstico nutricional geral dos pacientes idosos atendidos, mostraram que a eutrofia e a obesidade dividiram de maneira equilibrada os pacientes. Houve também 1 admissão no contexto de risco nutricional (baixo peso). Todos receberam dietoterapia individualizada de acordo com sua necessidade e acompanho.” Explica a profissional.

DEPOIMENTOS

“Eu sou Adenilde Chaves, tenho 51 anos, moro no bairro Jardim das Rosas, próximo da ADAV. Minha filha fazia balé, eu ficava esperando durante uma hora sem fazer nada, mas observava as aulas de ginástica ministradas pela professora Clarice, então animei participar, pelo fato do local ser ao ar livre e os profissionais super qualificados. As atividade física nos ajuda despertar o corpo e a mente. Fazer as atividades físicas me faz ter mais flexibilidade, fortalece meus ossos e ajuda nas articulações, gosto muito de fazer parte da turma animada, me dá mais disposição no dia-a-dia, durmo melhor e me sinto com mais qualidade de vida.”
Adenilde Chaves
51 anos
Meu nome é Adélia Spiazzi , tenho 63 anos, frequento a ADAV há pouco tempo, conheci o grupo Pérolas em Águas de Lindóia no evento Dedo de Prosa e amei apresentação da coreografia que as meninas fizeram e desejei fazer parte do grupo. E foi no final de 2019 que comecei a fazer parte das aulas, as quais me trouxe muitos benefícios, convivência com pessoas incríveis, novas amizades, comecei a desenvolver a coordenação motora, o ritmo, a memória, a interação com todos só acrescentou coisas boas e minha vida. Mas logo veio a pandemia, e tudo parou foi horrível ficar sem nossos encontros, sem a convivência com o grupo. Mas agora estamos de volta, graças a Deus apesar dos protocolos... estamos relembrando algumas coreografias e aprendendo outras, e está sendo maravilhoso este reencontro com as colegas e com a professora Clarice, sempre atenciosa, nos orientando, nos incentivando, passando ensinamento muito significativo. Estou muito feliz, pois em breve farei minha primeira apresentação como pérola, espero conseguir vencer minha timidez e brilhar como as meninas minhas colegas. Gratidão a Clarice, pelo carinho, amor e dedicação a nós todas e gratidão ADAV pelo acolhimento. GRATIDÃO!!!!!
Adélia Spiazzi
63 anos
Meu nome é Lúcia Monteiro, tenho 73 anos, já faço parte da ADAV desde 2014, cheguei para fazer ginástica, logo já pertencia um grupo de dança, que pelo nome já dizia tudo, Pérolas da ADAV. Mas não me contentei só com estas oficinas, resolvi fazer mais e mais, fazer o que me fizesse bem, então entrei no balé adulto. As oficinas que faço me trazem um grande benefício, principalmente relacionado à saúde. Durante a pandemia, o tempo que ficamos parados eu senti muita falta dos exercícios e do contato com minhas colegas, digo mais, eu parei de fazer tudo, não saia para nada, me isolei de tudo, não fazia nem uma caminhada, acabei ficando deprimida, agora com a nossa volta está tudo maravilhoso, sou outra pessoa. A ADAV não pode parar!!!A ADAV para mim é saúde!!!
Lúcia Monteiro
73 anos
A princípio muito séria e caladinha. Agora soltando umas “pérolas”: perguntou recentemente ao final de uma aula se poderia levar uma cama. Não quer ir embora pra casa. Quer ficar no Espaço Adav porque segundo ela, está no paraíso. Comenta Solange - arte educadora.
Maria Helena Evangelista
62 anos