130 ANOS - HELENA ANTIPOFF

Dia 25 de março é um dia muito simbólico, completando 130 anos de nascimento de uma grande educadora e psicóloga russa, Helena Wladimirna Antipoff, fundadora da Adav, Fundação Helena Antipoff e tantas outras obras magníficas. Uma russa que trouxe para o Brasil um conceito fundamental, ainda lá nos anos 30 da escola integral, foi pioneira na criação da educação da criança com deficiência e da importância do papel da escola no seu tempo integral. Formadora de vários professores desse estado, referência no Brasil e no mundo.

“Se alguém pode sentir orgulho pela arquitetura ao ver os majestosos arranha-céus que se perfilam nos céus, se vibramos de entusiasmo ao ouvir uma sinfonia de compositores geniais, que não deveríamos sentir ao contemplar uma coletividade humana criar instituições sociais mais perfeitas, formar famílias mais felizes, revelar uma vida mais pura, espiritualmente mais elevada e mais justa?” (Antipoff, 1992, vol.2, p. 231)

Quem Somos

 A Associação A Casa de Helena Antipoff – ADAV é uma associação civil de caráter não lucrativo, com sede no município de Ibirité, MG. Foi fundada em 1973 pela psicóloga russa Helena Wladimirna Antipoff.
       Atualmente a Adav é proponente do Projeto Espaço ADAV que oferece atividades e oficinas das quais estão divididas em várias áreas de atuação: crianças e adolescentes, idosos, família, ações culturais, de lazer, educação e saúde. 

Infraestrutura

O Espaço ADAV, é um conjunto de edificações horizontal, assegurando total acesso aos portadores de deficiência física, mobilidade reduzida ou mesmo idosos, que é parte do público. Está localizada em uma área densamente povoada e circundada por edificações de baixa renda. Onde ocorrem as oficinas e atividades abertas e gratuitas à comunidade, proporcionando atividades que englobam arte, cultura, esporte, lazer e saúde. Acompanhamento por enfermeira e nutricionista.

Missão

Atender crianças, adolescentes e idosos através de atividades diversificadas de arte, cultura, lazer, educação e saúde que proporcionem a manifestação de anseios e aptidões num clima de liberdade e criatividade, visando a descoberta de talentos e o desenvolvimento de suas personalidades.

Objetivos

-Promover a implementação e manutenção de um centro de atendimento a idosos por meio de um programa de atividades que envolvam arte, cultura, lazer, saúde, educação, direitos humanos, geração de trabalho e renda inteiramente gratuitos.
-Promover encontros entre gerações, com troca de saberes e fazeres;
-Oportunizar ao idoso um espaço onde ele possa aprender e desenvolver suas habilidades e vocações artísticas e culturais;
-Oferecer atividades que irão prevenir e auxiliar no tratamento de doenças que atingem a população idosa;
-Realizar eventos, garantindo o direito ao lazer e ao entretenimento.

Para melhor atender nosso público alvo: idosos e crianças-adolescentes. O projeto sentiu a necessidade da proximidade da família e após muitas reuniões e ações, foi criado o Núcleo Família, que é composto de oficinas que abraçam toda a família do adaviano.

Assim nossos idosos podem ter por perto quem eles mais amam, inclusive praticar atividades em conjunto. Esta ação vem possibilitando uma maior união familiar. No dia a dia da ADAV pode-se facilmente observar o avô ou a avó fazendo aulas junto com seus netos e até seus filhos. São momentos únicos e que o projeto considera de extremo valor e importância nos dias de hoje.

Oficinas e Serviços

Oficinas oferecidas no Espaço ADAV /// ADULTOS - IDOSOS

Total de alunos
68 adultos
81 idosos
Equipe: 5 integrantes

Obs.:
 As profissionais de saúde atendem outras demandas, além das mencionadas nas oficinas e atendimento domiciliar que estão descritos posteriormente.

Organização

Para melhor organização e consulta de aluno e/ou família, oficina, idade, dentre outras demandas. Elaboramos uma planilha para a secretaria manter os cadastros sempre atualizados. Dessa maneira, com numeração, as fichas são encontradas com mais facilidade.

O espaço

Contexto Pandemia

As atividades do Espaço Adav retornaram de maneira presencial como previsto. O serviço foi executado no decorrer desse trimestre de acordo com as orientações das autoridades sanitárias e manteve os cuidados perante as medidas de proteção e prevenção de doenças.