historia

Em 1929, convidada a dirigir um dos primeiros laboratórios de psicologia de Minas Gerais, ligado à Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte, a psicóloga e educadora Helena Antipoff veio para o Brasil. Nasceu na Rússia e foi educada na França e na Suíça.

No Município de Ibirité, MG, rodeada de matas, D. Helena fundou o Complexo Educacional da Fazenda do Rosário e a ADAV, uma entidade sem fins lucrativos. Criada em 1972, a ADAV se preocupava em oferecer a jovens, chamados na época de “bem dotados”, um ambiente físico, educativo, cultural e social que estimulasse o desenvolvimento de suas personalidades. A pedagogia “rosariana” privilegiava a cooperação e o aprendizado em um ambiente de ajuda mútua e de liberdade para experimentar.

O primeiro projeto a ser executado na ADAV foi o Projeto Circula – Civilização Rural, Cultura e Lazer. Funcionava em um formato de colônia de férias com adavianos vindos de várias cidades mineiras. As atividades incluíam o conhecimento científico, o cultivo das artes, a formação moral e cívica, a educação física e o estímulo a criatividade.

A casa sede da ADAV era frequentada por muitos artistas locais e ainda possui em seu hall de entrada um quadro pintado por Inimá de Paula, conceituado artista mineiro. A Santa Ceia, foi acompanhada semanalmente, durante 2 anos, pelos adavianos, numa aula viva de belas artes. Com o fim do projeto Circula e a diminuição de recursos, a ADAV passou a recrutar aos finais de semana, alunos com talentos diferentes das escolas do município, principalmente dos bairros Jardins das Rosas e Lago Azul. Ao longo dos anos, a ADAV ganhou destaque no cenário educacional br asileiro enquanto espaço para a transmissão de conhecimentos e de experiências no âmbito da educação de bem-dotados. Nos últimos dez anos, a Associação começou a atravessar dificuldades financeiras e administrativas que levaram a uma progressiva diminuição das atividades até sua paralisação quase completa. Atualmente, graças a união da comunidade e o interesse do poder público e privado em contribuir, a ADAV abriga uma unidade do SENAI e é proponente Projeto Espaço Cultural ADAV.

Diretoria da ADAV
Presidente: Filomena de Fátima da Silva
Vice presidente: Leonel Ferreira Dos Santos Filho
Secretário: Carlos Roberto dos Reis
Vice secretário: Zulma Carvalho
Tesoureira: Virgínia Beatriz dos Santos de Carvalho
Vice tesoureiro: Ricardo Nunes
Membros do conselho fiscal: Regina Alves, Clarice de Souza, João Vieira, Maria Virgínia Diniz Franco.

btn_estatuto